Mapas de Evidência

Atualize-se, Especialidades0 Comentarios
12/06/2020

Conheça uma maneira de sistematizar as evidências científicas em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas

Como contribuição para facilitar o acesso às evidências disponíveis, bem como a identificação de lacunas no conhecimento, a Rede MTCI Américas, o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIn) e BIREME/OPAS/OMS uniram esforços para sistematizar as evidências científicas em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas – MTCI em mapas de evidências; com o objetivo de apoiar profissionais de saúde, tomadores de decisão e pesquisadores na construção de ações de saúde baseadas em evidências.

Os mapas de evidências apresentam, em uma matriz de intervenções e resultados, uma visão geral e uma síntese gráfica das evidências sobre intervenções de sistemas médicos e métodos terapêuticos MTCI para problemas de saúde específicos. Os mapas são elaborados em um processo que envolve uma busca sistemática de documentos nas principais bases de dados, seleção dos estudos de acordo com os critérios de inclusão e subsequente caracterização.

Como utilizar o Mapa de Evidências?

O mapa de evidências é apresentado em uma plataforma on-line interativa que permite aos usuários identificar evidências existentes. Nas células da matriz, os círculos localizados nas intersecções entre as intervenções e os resultados representam os estudos identificados. O tamanho do círculo representa o volume de estudos. A cor dos círculos representa o nível de confiança (alto, moderado, baixo) de acordo com uma qualificação metodológica dos estudos incluídos no mapa. Os estudos de revisão são avaliados usando a ferramenta AMSTAR2 (Measurement Tool to Assess Systematic Reviews). Quando o mapa inclui revisões e estudos primários, a classificação do nível de confiança é predefinida de acordo com os tipos de estudo.

Ao passar o cursor sobre um círculo se exibe uma lista dos estudos que a referida figura representa. Os links para esses estudos levam aos textos completos (se disponíveis abertamente) ou aos registros em um banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). É possível filtrar as evidências por tipo, país, efeito (positivo, negativo) e população.

Acesse os Mapas de Evidências em: BVS MTCI Américas

 

Fonte: BVS MTCI Américas – http://mtci.bvsalud.org/pt/mapas-de-evidencia-2/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou dessa notícia? Conta pra gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *
E-mail*