Integrante do comitê científico da TPO recebe vacina teste contra Covid-19

Biossegurança, Últimas Noticias0 Comentarios
02/07/2020

Uma das integrantes do nosso comitê científico, Denise Abranches, coordenadora de Odontologia do Hospital São Paulo, foi a primeira voluntária a receber a vacina de teste contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, fora do Reino Unido.

Denise é uma das duas mil pessoas saudáveis que receberão a vacina por terem o perfil indicado para voluntários: profissionais de saúde de 18 a 55 anos que estejam trabalhando no combate à Covid-19.

Em entrevista para O Globo, a cirurgiã-dentista explicou por que se voluntariou. “Se eu tenho o perfil e estou exposta ao vírus diariamente no hospital, não poderia fazer diferente. Os números me assustam muito e eu não poderia ficar só sentada, lendo o que está acontecendo.”

Como o teste funciona

No Brasil, a pesquisa está sendo conduzida em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde Denise atua como professora adjunta da Escola Paulista de Medicina. Ela tomou a dose no dia 23 de junho, mas não sabe se recebeu a vacina ativa contra a Covid-19 ou um imunizante contra meningite, que está sendo aplicado no chamado grupo controle. O objetivo é comparar os resultados dos dois grupos após as aplicações.

Agora, Denise aguarda para saber se a vacina desenvolverá a imunização esperada ou não. Até lá, ela acompanhará sua evolução no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), da Unifesp.

 

Fontes: O Globo, Metrópoles e Jornal de Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *
E-mail*