Dor de cabeça constante pode ser causada por problemas bucais

Bem-estar, Últimas Noticias1 Comentarios
24/07/2020

Você já teve contato com um paciente que relata ter dor de cabeça constantemente? Isso pode ser um sintoma de problemas bucais, afinal, a saúde da boca influencia todo o corpo e está relacionada à diversas doenças, como diabetes, hipertensão, depressão, câncer, doenças cardíacas e, claro, dores de cabeça.

De acordo com a Sociedade Internacional de Cefaleia¹ , atualmente existem cerca de 156 tipos e subtipos diferentes de dores de cabeça. Pelo menos uma delas, em específico, deve ser tratada por um cirurgião-dentista: a dor de cabeça causada por DTM – disfunção temporomandibular.

 

DTM e outros problemas bucais que causam dor de cabeça

DTM é a disfunção na articulação temporomandibular, a articulação que liga o maxilar ao crânio. Por ser responsável por auxiliar na movimentação da mandíbula para frente, para trás e para os lados, essa é uma das articulações mais complexas do corpo. 

Os principais sintomas da DTM são:

  • Dores no pescoço e nos ombros
  • Limitação da abertura bucal
  • Mudança no encaixe da mandíbula
  • Estalos e crepitações 

A DTM é um dos problemas bucais mais comuns que podem causar dor de cabeça. O diagnóstico de cefaleia por DTM está relacionado à piora da dor durante a movimentação da mandíbula (seja para se alimentar, falar ou por hábitos não funcionais, como mascar chicletes, roer unhas, morder objetos), dificuldade de mastigação, vômitos e alterações visuais, dentre outros.

Além da DTM, outros problemas bucais que podem causar dor de cabeça são:

  • Bruxismo
  • Infecções bucais
  • Apertamento dentário

 

Tratamento para DTM

O tratamento das disfunções temporomandibulares pode variar de caso a caso. Confecção de placa interoclusal, administração de medicamentos como relaxantes musculares, adoção de dieta macia, termoterapia e, em alguns casos, cirurgia podem ser algumas modalidades de tratamento. Um acompanhamento fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista também pode ser necessário. 

Vale ressaltar que a comunicação com o paciente, especialmente durante a anamnese, é essencial para a elaboração do diagnóstico. Muitos pacientes sofrem de dores de cabeça constantes relacionadas à DTM e não abordam o assunto com seu dentista por achar que este não tem competência para tratá-lo ou encaminhá-lo para profissional qualificado.

Por fim, é necessário ressaltar a importância das consultas periódicas ao cirurgião-dentista e dos bons hábitos de saúde, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos e boa qualidade de sono para o tratamento da DTM. 

 

 

 

¹ https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/806/1/PDF%20-%20Livro%20do%20Curso.pdf

Uma resposta para “Dor de cabeça constante pode ser causada por problemas bucais”

  1. Valéria Denise Reis dos Santos disse:

    Tenho muita dor de cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou dessa notícia? Conta pra gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *
E-mail*