12 passos para lidar com ansiedade e angústia na quarentena

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11/06/2020

Conhecimento do nosso corpo é uma das principais ferramentas para entendermos o que nos faz bem

Nessas últimas semanas, estamos sendo bombardeados com diversas informações sobre como a pandemia tem impactado o mundo e isso coloca uma carga muito grande de estresse no nosso corpo que pode trazer consequências ao funcionamento do nosso organismo e enfraquecê-lo.

Segundo a professora e pesquisadora Rosely Cordon*, realizar ações direcionadas a si mesmo pode regular o funcionamento integrado e o bem-estar.

“É importante respeitar o momento de cada um e as limitações, aceitando cada escolha, sem pressão para inserir as dicas de autocuidado na rotina diária. Minha sugestão é a de aceitar as emoções sem julgar: se tiver que chorar, chore, e se tiver que rir, ria. Afinal, as escolhas dizem respeito a uma única pessoa e a mais ninguém: a você”.

A especialista sugere algumas atitudes que podem ser mantidas diariamente com o objetivo de garantir mais qualidade de vida e bem-estar na rotina, não só da quarentena, mas por toda a vida.

  1. Celular e TV devem ser evitados próximo a hora de dormir: a luz de equipamentos eletrônicos prejudica a reprodução do hormônio responsável pelo sono, a melatonina, provocando a diminuição do estado de alerta no dia seguinte.
  2. Exercícios físicos diários: praticar todos os dias traz bem-estar mental e ajuda a tratar a ansiedade, já que atividades físicas ajudam a produzir serotonina, o hormônio do bem-estar.
  3. Bons hábitos de higiene pessoal: a higiene pessoal é todo cuidado corporal. Ela não se refere só a tomar banho e escovar os dentes e trocar de escova regularmente principalmente depois daquela gripezinha para evitar o mau hálito e outras doenças bucais, cuidar do corpo e de sua limpeza, mas também de zelar pela saúde integral, que inicia pelo corpo, passando pela mente, emoções e a espiritualidade dentro do ambiente que se está no momento.
  4. Organização da casa: uma casa arrumada, limpa e organizada traz uma série de benefícios para toda a família.
  5. Cozinhar uma refeição nutritiva: a atividade contribui para boa saúde e integração da família. Cozinhar a própria refeição pode certamente ajudar a evitar várias doenças crônicas, já que permite maior controle dos ingredientes que estão sendo usados e, assim, uma alimentação mais equilibrada em termos dos ingredientes nutricionais.
  6. Aguçar e viajar pelos 5 sentidos: aproveite para identificar cada um deles, estimular as sensações, desenvolver o autoconhecimento, reconhecer e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens.
  7. Faça um escalda-pés: é um método perfeito para relaxar, principalmente com uma música que goste, servirá a você como uma musicoterapia. Pode ser feito com uma mistura de água morna, sal grosso e óleo aromático de camomila ou alecrim.
  8. Meditar, rezar ou relaxar: pratique o que faz bem para você. A ideia é a de promover um relaxamento, um momento de desconexão com os problemas, preocupações e até das mídias. “Para isso, basta deitar, ou sentar, e fazer alguns exercícios de respiração, uma oração ou escutar uma música e se desligar da tomada”, sugere Rosely.
  9. Conversar e rir com os amigos: use e abuse dos aplicativos de encontros, já que temos que manter apenas o distanciamento físico. Diversos estudos têm demonstrado que contar com bons amigos melhora a nossa saúde, tanto física quanto mental.
  10. Contemplar a natureza e ter contato com o sol: beneficia a saúde física e mental, mesmo que for a plantinha da sua varanda ou no parapeito da janela do apartamento. Já a vitamina D é importante para a saúde mental, e ela só pode ser produzida pelo organismo quando há contato com o sol.
  11. Ler um livro: há muitos benefícios em “perder-se em um bom livro”. O hábito reduz o estresse, melhora o sono, a conectividade do cérebro, amplia o conhecimento geral, expande o vocabulário, melhora do foco e concentração, mantém a mente jovem e ativa evitando doenças e combate a depressão.
  12. E sabe aquele projeto de escrever um blog (antigo diário), um livro, montar um site, terminar seu TCC ou a revisão de artigos para sua tese de mestrado ou doutorado, ou ainda qualquer outra ideia que vem te seguindo faz tempo? Agora é a hora. Vá em frente!

* Membro do Centro de Excelência em Prótese e Implante da Faculdade de Odontologia da USP, Mestre em Laser pelo Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares da USP, Diretora da Canes Quality Treinamentos Vivenciais, pesquisadora do projeto Mapas de Evidências sobre aplicação clínica das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde  e COVID19 – BIREME/OPAS/OMS e CABSIn, Pós-Graduada em Bases da Medicina Integrativa e especialista em Gestão de Qualidade de Serviços de Saúde, ambas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

 

Fonte: Portal Sete – https://portalsete.com.br/?p=80094  

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